segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ciclo da Vida

Primavera - I

És a princesa do nascimento
Que limpa a água e faz a flor
Quebras o tempo no pensamento
E dás à vida uma outra cor

Pois essa é a vida que trazes a tudo
Enquanto nadas no Sol risonho
E contaminas, o corpo puro
Que se perde na paz do sonho

És a rainha de tanta beleza
És a doçura, a Primavera
Tocas de vida a Natureza
E logo partes para outra Era


Verão - II

Ardes na sombra do Sol ardente
É o teu ar, o mar mais quente
És essa luz na escuridão
Que queima rente ao coração

Vais desde a Vida, até à Morte
Trazes azar e levas sorte
És como o mar que banha a areia
E és o cântico de uma sereia

São tuas noites, as mais estreladas
São estas noites, as mais amadas
És tu ternura e compaixão
Não fosses tu o belo Verão


Inverno - III

Ah! O belo Inverno
Que chega sobre a sombra do Outono
Estação de frio e toque morno
Que é ao ouvido um canto terno

É teu, Inverno,
O vento gélido e tenebroso
O beijo amargo mas amoroso
Que escreves em teu caderno

Diz-me Inverno
Porque desenhas a aurora nos céus
Porque feres os lábios meus
Quando és cruel como o inferno


Outono - IV

Não te aproximes, não te quero sentir
Nos teus olhos não há graça alguma
E não mintas nem tentes sequer fingir
Que ao belo pássaro tiras a pluma

Sei que essa mão fria e áspera
Arranca da árvore, a sua folha
Porque sorris sobre essa máscara
Quando a minha lágrima me molha

Tocas-me e dizes a tua oferta
Enquanto me prendes ao teu trono
Não trazes nada, só morte certa
Quando és tu, o negro Outono

Sem comentários: